1 ano de Alimenta

Domingo 25th, Maio 2014 / 17:54
1 ano de Alimenta

Hoje,  25 de maio, a Alimenta completa um ano de existência.

A sensação mais presente é a da voracidade do tempo, a par da noção do longo caminho que temos pela frente.

Invariavelmente, os aniversários provocam aquele pequeno terramoto existencial que inclui os habituais balanços: o que atingimos até ali e o que queremos para o futuro.

O aniversário de uma instituição não é diferente. Para o balanço de um ano de existência de uma associação, formada por cidadãos e totalmente dependente do trabalho voluntário dos mesmos, confluem o olhar para o que conseguimos fazer e a visão sobre os objetivos que queremos atingir no curto, médio e longo prazo.

Conseguimos colocar a engrenagem a funcionar, com toda a burocracia inerente, mas principalmente com o lançamento de várias atividades-chave para a concretização dos nossos objetivos, como a dinamização de formação sobre as temáticas das alergias e intolerâncias alimentares, a intervenção enquanto grupo de pressão, a criação de um site enquanto local de referência para a divulgação de informação vária sobre as referidas temáticas, ou o início dos grupos de apoio a familiares de alérgicos e intolerantes.

Apesar de, atualmente, disponibilizarmos a participação em diversos fóruns de formação e apoio nutricional de forma gratuita aos nossos associados, e do lançamento, a breve trecho, de um conjunto de vantagens destinadas aos nossos associados, não nos iludimos sobre o facto de a entrega a uma causa como esta ser essencialmente ditada por um certo tipo de militância.

Sabemos que as pessoas que sofrem de alergias e intolerâncias alimentares e todas as pessoas que com elas compartilham o dia-a-dia têm imensos desafios, que provocam uma natural canalização das suas energias para ultrapassar precisamente os pequenos grandes obstáculos que essa condição acarreta. Mas, é precisamente a estes que apelamos que se juntem à Alimenta, para, em conjunto, conseguir concretizar os objetivos de médio e longo prazo de uma associação como esta, que visam, essencialmente, melhorar a vida de quem padece destas patologias.

Só com a participação ativa de todos conseguiremos traçar o longo caminho da consciencialização para estas temáticas junto da sociedade portuguesa. É essencial o contributo de mais pessoas para chegarmos à resolução de mais questões.

Neste primeiro aniversário, o meu agradecimento a todos fundadores que estiveram presentes no dealbar deste projeto e a todos os que se foram juntando e que também contribuem diariamente para o funcionamento da Alimenta.

 

Inês Ramires

Presidente da Alimenta

 

 

comments powered by Disqus

Destaques

Pesquisa

Redes Sociais

LinkedIn Pinterest

Siga a Alimenta no Facebook