2 anos de Alimenta e tanto caminho para fazer

Segunda-feira 25th, Maio 2015 / 22:11
2 anos de Alimenta e tanto caminho para fazer

Uma associação é um corpo vivo, que cresce e se desenvolve na interação com os outros. No caso da Alimenta, vive do trabalho voluntário de todos aqueles que se mobilizam por esta causa.

Como muitos de nós vivenciam todos os dias, nesta área das alergias e intolerâncias alimentares, há tanto trabalho para fazer que as solicitações chegam a ser esmagadoras.

É preciso informar o público e as pessoas que sofrem de alergias e intolerâncias sobre todas as vertentes destas doenças, sem esquecer o rigor científico ao fazê-lo.

É preciso consciencializar os atores dos vários contextos em que os alérgicos e intolerantes podem estar inseridos – como escolas, restaurantes, hóteis, e mesmo estabelecimentos hospitalares.

É preciso conhecer os números reais da prevalência destas patologias em Portugal e saber em concreto o peso no orçamento quando um agregado familiar integra uma pessoa com estas patologias.

Só a seguir virá o, também tão urgente, trabalho de peticionar mais apoios para estas pessoas, seja através de uma maior comparticipação nos alimentos, medicamentos ou tratamentos.

Aqui chegados, somos tentados a parafrasear J.F. Kennedy pedindo a todos para que se perguntem o que podem fazer pela Alimenta e não o que a Alimenta pode fazer por vós.

Uma associação é mais do que a soma das partes. É um interlocutor para fins institucionais, é um parceiro para fins comerciais, é um grupo de pressão para fazer valer os interesses legítimos não apenas das pessoas que são associadas, mas de todas as pessoas afetadas por estas patologias.

O meu profundo agradecimento a todos aqueles que, estando ou não diretamente afetados no seu dia-a-dia por estas patologias, entregam o seu sempre parco tempo disponível a trabalhar em prol desta causa.

Contamos consigo para dar força a esta associação!

Inês Ramires

Presidente da Alimenta

 

comments powered by Disqus

Destaques

Pesquisa

Redes Sociais

LinkedIn Pinterest

Siga a Alimenta no Facebook