Aplicação de creme hidratante pode evitar alergias

Terça-feira 07th, Outubro 2014 / 14:19
Aplicação de creme hidratante pode evitar alergias

Um estudo recente do Centro Nacional para a Saúde e o Desenvolvimento da Criança do Japão sugere que a aplicação de creme hidratante nas primeiras semanas de vida de um bebé pode ajudar a manter o sistema imunitário intacto. Assim, esta seria uma forma barata de garantir que o bebé não irá ter eczema e poderá igualmente diminuir o risco da criança vir a desenvolver alergias alimentares ao longo da vida.

Os investigadores explicam que a aplicação de creme hidratante previne que a pele seque e que abra pequenas fissuras, o que permite a entrada em contacto de agentes irritantes com células imunitárias. E se isto acontecer nas primeiras semanas de vida, o corpo irá reagir aumentando a produção de anticorpos, o que resulta numa produção excessiva que é responsável pelos sintomas da alergia. Os investigadores dizem que bebés que sofrem de eczema têm reacções alérgicas mais severas ao ovo, por isso podem desenvolver alergia ao ovo ao longo da vida ou mesmo outras alergias, como a asma.

Este estudo ainda é preliminar e algumas das crianças que foram tratadas com creme hidratante apresentaram eczema. De qualquer forma, este estudo sugere a ligação entre problemas de pele atópica e o desenvolvimento de alergias, inclusive alimentares, ao longo da vida.

Pode ler mais sobre esta notícia (em inglês) aqui.

comments powered by Disqus

Destaques

Pesquisa

Redes Sociais

LinkedIn Pinterest

Siga a Alimenta no Facebook