Bifinho do lombo de novilho com grelos salteados e batata doce

[span6]

 

 

[text_justify] [font_bold]Dificuldade – Média[/font_bold][/text_justify]

[text_justify] [font_bold] Tempo – Médio[/font_bold][/text_justify]

 

 

[/span6]

[label style=”3″]Ingredientes:[/label][list style=”2″ underline=”3″]

  • 300 gr de batata doce
  • 160 gr de bife de lombo de novilho
  • 30 gr de abóbora
  • 20 gr de ervilhas
  • 20 gr de pêra rocha
  • 80 ml de azeite
  • sal
  • 50 gr de sal grosso
  • 20 gr de sementes de sésamo
  • 25 gr de açúcar mascavado
  • 10 gr de rebentos de manjericão

[/list]

[divider_double]

[label style=”2″]Modo de preparação[/label]

 

Lavar bem a batata doce, colocar num tabuleiro com uma mão de sal grosso e levar ao forno a 190o durante 40 minutos.

Arranjar os grelos e bringir as suas folhas, em água a ferver com meia mão de sal grosso durante 1 minuto e 30 segundos, aproximadamente.

Cortar a abóbora em cubos pequenos e bringir em água a ferver, utilizando a mesma usada para  os grelos, durante 45 segundos aproximadamente. Cortar a pêra rocha em cubos pequenos iguais à abóbora.

Limpar a carne de nervos e gorduras, secar bem e temperar com sal fino. Numa frigideira com lume alto e um  pouco de azeite, corar o bife em todos os seus lados. Antes de servir levar ao forno, regado com fio de azeite, durante 8 minutos a 190º para garantir que fica bem passado.

Após verificar que a batata doce está bem assada, cortar em rodelas com aproximadamente 1 centimetro de largura e fritar  em óleo bem quente até ficarem bem crocantes.

Saltear os grelos numa frigideira com fio de azeite e alho esmagado.

Saltear os cubos de abóbora e pêra rocha com as ervilhas numa frigideira com um fio de azeite, 30 segundos antes de apagar o lume juntar uma colher de açúcar mascavado para caramelizar ligeiramente e juntar as sementes de sésamo.

 

Empratamento

Fatiar a carne e servir sobre os grelos salteados ao centro.

Regar a carne com o seu azeite saído do forno. Utilizar esse azeite para apontamento no  prato e decorar com rebentos de manjericão.

[divider_double]

João Ferrão

Ao fim de 20 anos de carreira profissional ligada à área comercial, sentiu a necessidade de mudar de rumo profissional e investir na área pela qual sempre sentiu uma enorme paixão. Foi assim que em 2012 integrou o 1º Atelier Fausto Airoldi na ACPP – Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal. No final deste curso de formação profissional, reconhecido pela WACS – World Association of Chefs Societies, realizou um estágio profissional no Altis Belém Hotel & Spa, sob a coordenação do Chef Cordeiro e Chef João Rodrigues, altura em que confirmou o seu gosto por esta profissão. No início de 2013, após uma rápida passagem pelo Restaurante Laurentina, em Lisboa, foi convidado para se juntar à equipa do Hotel Altis Avenida, coordenada pelo Chef João Correia, local onde se encontra a trabalhar desde então.