Canetas de adrenalina: esclarecimento do Infarmed

Segunda-feira 13th, Março 2017 / 15:30
Canetas de adrenalina: esclarecimento do Infarmed

No seguimento da sinalização da Alimenta – Associação Portuguesa de Alergias e Intolerâncias Alimentares junto do Infarmed, relativamente à ruptura de stock da caneta de adrenalina da marca Anapen, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde fez saber que:

“Face às características da patologia associada e à importância destes dispositivos como medida de primeiros-socorros enquanto é esperada assistência médica de emergência, no âmbito das atividades regulares do Infarmed na monitorização da utilização do medicamento em Portugal é dedicada especial atenção ao efetivo acesso dos doentes a estes medicamentos.

[…] Foi efetuada uma revisão adicional dos dados de utilização de autoinjetores de adrenalina. Com base nos últimos dados disponíveis, não se identificaram alterações significativas ao padrão de utilização destes medicamentos que corroborem dificuldades no acesso aos medicamentos. Os agentes responsáveis pela colocação dos medicamentos no mercado confirmam dificuldades pontuais relacionados com aumentos inesperados de procura, sanados num curto espaço de tempo, sem prejuízo dos doentes, porque é mantido um stock de emergência para fazer face a constrangimentos inesperados. Não obstante, continuaremos a monitorizar o mercado por forma a garantir o normal acesso aos medicamentos em causa, com a permanente disponibilidade para reanalisar a situação destes medicamentos de forma extraordinária sempre que tal se afigure necessário.”

comments powered by Disqus

Destaques

Pesquisa

Redes Sociais

LinkedIn Pinterest

Siga a Alimenta no Facebook