Cominho pode ser perigoso para quem é alérgico ao amendoim

Domingo 22nd, Fevereiro 2015 / 23:09
Cominho pode ser perigoso para quem é alérgico ao amendoim

Food and Drug Administration (FDA), entidade norte-americana responsável pela segurança alimentar, emitiu no passado dia 18 um aviso alertando todos as que sejam alérgicos ao amendoim para evitar o consumo de produtos que tenham na sua composição cominho (seja em semente seja em pó).

Este aviso foi emitido no seguimento da retirada de uma grande quantidade de produtos com cominho que tem ocorrido nos EUA desde dezembro, e aplica-se a todos os produtos que tenham cominho (e não apenas àqueles que já foram retirados do mercado) produzidos desde 2014.

A causa para este alerta é o facto de o cominho estar contaminado com vestígios de amendoim, sendo que os rótulos desses produtos alimentares não indicam a possibilidade de contarem vestígios de amendoim.

Embora ainda não seja conhecida a causa dessa contaminação, parece certo que a mesma não aconteceu nos EUA mas nos países envolvidos na cadeia de exportação e produção (Turquia ou India, por ex.).

Por esse motivo, a Alimenta aconselha, tendo em conta também a cautela que quem sofre de alergias alimentares deve ter, que quem seja alérgico ao amendoim tenha especiais cautelas ou mesmo evite o consumo de produtos com cominho.

A Alimenta irá também entrar em contato com as autoridades alimentares portuguesas de modo a tentar perceber se o cominho que chega a Portugal tem sido controlado ou se há a possibilidade de sofrer da mesma contaminação.

Podem saber mais sobre a situação nos EUA e o aviso da FDA aqui.

 

comments powered by Disqus

Destaques

Pesquisa

Redes Sociais

LinkedIn Pinterest

Siga a Alimenta no Facebook