DGS lança Manual de Alergia Alimentar para a Restauração

Sexta-feira 27th, Maio 2016 / 13:43
DGS lança Manual de Alergia Alimentar para a Restauração

A Direção Geral de Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), acaba de lançar o Manual de Alergia Alimentar para a Restauração.

O documento, com autoria de docentes da FCNAUP e FMUP, contou com a participação ativa da ALIMENTA – Associação Portuguesa de Alergias e Intolerâncias Alimentares e foi criado com o objetivo de informar, educar e ajudar os setores da restauração, hotelaria e turismo a lidar com a alergia alimentar e com as novas disposições previstas no regulamento 1169/2011 da União Europeia. A informação disponível relativamente à presença de alergénios nos alimentos processados e preparações culinárias é exemplificativa, permitindo a adaptação ao desenvolvimento de novos géneros alimentícios e receitas culinárias.

No manual participaram, também, a APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (que é co-editora) e a ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

A componente científica é endossada pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), e por médicos e nutricionistas das Faculdades de Medicina e Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Manual de Alergia Alimentar para a Restauração

[Clique para fazer download]

comments powered by Disqus

Destaques

Pesquisa

Redes Sociais

LinkedIn Pinterest

Siga a Alimenta no Facebook