Viajar de avião

viajar avião

Antes de viajar

  • Antes de comprar o bilhete, procure informar-se junto da companhia aérea (através do site ou ligando para as suas linhas de apoio ao cliente) da sua política quanto a alergias e intolerâncias alimentares, por exemplo se têm disponibilidade para adaptar a(s) refeição(ões) que servem a bordo à(s) sua(s) alergia(s) ou intolerância(s) alimentar(es).

 

  • Caso seja alérgico a amendoins ou outros frutos de casca dura, procure saber se os mesmos são distribuídos durante o voo. Em caso afirmativo, e caso tenha essa opção, procure viajar noutra companhia que não os distribua. Esta opção contribuirá significativamente para reduzir o seu risco de exposição a amendoins ou outros frutos de casca dura, mas tenha em atenção que nenhuma companhia pode garantir um voo totalmente livre desses alergénios.

 

  • Uma vez que os aviões são limpos, em regra, durante a noite, pode preferir escolher um voo o mais cedo possível durante o dia, pois assim há menos possibilidade de encontrar vestígios de alimentos a que seja alérgico no seu lugar, no tabuleiro, no bolso da cadeira, etc.

 

  • Dada as preocupações inerentes a viajar de avião, é preferível, se possível, escolher voos diretos, de modo a não ter que lidar com diversos aviões e tripulações.

 

  • Efetuada a reserva, e antes do voo, entre em contato com a companhia aérea, explicando a sua situação e solicitando (caso seja possível) que as refeições que lhe sirvam a bordo sejam adaptadas às suas necessidades. Independentemente da resposta da companhia e do grau de confiança que a mesma lhe dê, deve levar sempre consigo a sua própria comida (tendo sempre em atenção as restrições de segurança implementadas nos aeroportos, nomeadamente quanto aos líquidos, bem como eventuais restrições da companhia aérea ou do seu destino).

 

  • Procure também que a informação relativa às suas alergias ou intolerâncias seja transmitida a outros elementos da companhia, nomeadamente aos responsáveis pela serviço de catering e a tripulação de bordo.

 

  • Peça ao seu médico, caso viaje com uma caneta de adrenalina ou outra medicação, uma declaração ou atestado médico que comprovem a necessidade de ter essa medicação, em especial a caneta, sempre consigo, pois as medidas de segurança da grande maioria dos aeroportos colocam diversas limitações ao transporte de medicação e, em especial, não permitem o transporte das canetas excepto quando essa necessidade seja medicamente comprovada. A declaração ou atestado deve ser escrita também na língua do país de destino ou onde faça escala ou em inglês.

 

  • Essa declaração ou atestado médico pode ainda referir também a necessidade de transportar a sua própria comida.

 

  • Deve fazer cópias da declaração ou atestado médico, para o caso de perder o original durante a sua viagem.

 

  • Contate ainda a sua companhia aérea ou o aeroporto para perceber outras restrições ao que pode ou não transportar consigo, tendo em consideração as medidas de segurança adoptadas nos aeroportos.

 

Durante o voo

  • Mesmo antes de embarcar, mencione as suas alergias aos funcionários da companhia aérea com quem falar, em especial àqueles com quem falar no balcão de check in e na porta de embarque.

 

  • Saiba se pode embarcar previamente, o que lhe dará mais tempo para verificar e limpar o seu lugar.

 

  • Ao entrar no avião informe a tripulação das suas alergias ou intolerâncias alimentares e procure ver com eles as medidas que possam ser tomadas para reduzir o seu risco de exposição.

 

  • Pergunte se é possível fazer um anúncio no avião, alertando os outros passageiros para as suas alergias. Muitas companhias têm como política não fazer este anúncio, mas às vezes as tripulações são mais flexíveis, por isso não hesite em perguntar. Lembre-se, no entanto, que os restantes passageiros, mesmo com o aviso, podem comer a comida que trouxeram para o avião.

 

  • Verifique o seu lugar, bem como os lugares ao seu lado. Limpe sempre o seu lugar, incluindo o tabuleiro e os braços da cadeira, com um toalhete, de modo a evitar reações por contato com migalhas ou pequenas quantidades de comida, ou, no caso do tabuleiro, a própria ingestão dos alergénios. Pode ainda cobrir o seu lugar com um cobertor ou cobertura de assento.

 

  • Coma apenas a refeição da companhia aérea caso esteja totalmente confiante perante as informações que lhe foram dadas antes do voo e pela tribulação de bordo. Em caso de dúvida, coma apenas a comida que trouxe consigo.

 

  • Tenha sempre consigo a sua caneta de adrenalina e não a guarde nos compartimentos por cima dos lugares dos passageiros. Informe a tripulação (e eventualmente quem viaje ao seu lado) da eventual necessidade de utilizar a caneta, de modo a que saiba onde esta está caso tenha que a utilizar.

 

  • Ao informar os passageiros à sua volta das suas alergias pode contribuir também para que estes tenham mais atenção na sua refeição relativamente a migalhas, por ex.

 

  • Se tiver alguma reação alérgica, informe a tripulação, pois é importante que estes saibam o que se está a passar.

 

  • O pessoal da companhia aérea, incluindo do balcão de check in, da porta de embarque e a tripulação de bordo estão lá para o auxiliar, mas pode não conhecer as necessidades de quem seja alérgico ou intolerante a algum alimento. Seja por isso bem educado e paciente no seu contato com eles, percebendo que é seu papel educá-los também para esta realidade, mas que tal não é feito se efetuar exigências irrealistas ou desnecessárias.

 

  • Lembre-se mais uma vez: não corra risco com a comida, especialmente quando se encontrar a muitos metros de altitude sem acesso imediato a ajuda médica.

 

Pode ainda consultar um documento de recomendações (em inglês), elaborado pela IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), aqui.

 

Tem outros conselhos? Quer partilhar as suas experiências com alguma companhia aérea? Use os comentários desta página!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisa

Destaques

Redes Sociais

LinkedIn Pinterest

FB Like Box