Estudo aponta bactérias como tratamento para Alergias Alimentares

Quinta-feira 28th, Agosto 2014 / 13:25
Estudo aponta bactérias como tratamento para Alergias Alimentares

Um novo estudo realizado por especialistas da Universidade de Chicago identificou uma bactéria, que está presente no nosso sistema digestivo, que funciona como uma barreira natural contra as alergias alimentares. Este pode ser um importante passo para a criação de novos tratamentos para estas maleitas, ainda que a comercialização de tal solução possa demorar uns anos.

Este estudo observou as reacções alérgicas de ratos que não tinham bactérias intestinais e concluiu que estes tinham reacções mais severas. Após este teste, os cientistas identificaram a Clostridia como a bactéria responsável pela protecção natural contra as alergias alimentares. Mais importante, os cientistas observaram que a reintrodução desta bactéria nos intestinos dos ratos fazia desaparecer as reacções alérgicas.

Esta conclusão pode esclarecer porque razão as alergias alimentares estão a aumentar no mundo desenvolvido. O abuso de antibióticos, aliado a um maior consumo de alimentos gordurosos, pode ter afectado o ecossistema das bactérias do nosso sistema digestivo, diminuindo o número de bactérias protectoras contra as alergias. Nomeadamente, segundo os cientistas que realizaram este estudo, a exposição excessiva de crianças aos antibióticos pode resultar numa diminuição da bactéria Clostridia e assim aumentar a probabilidade da criança sofrer de alergias alimentares ao longo da sua vida.

Mesmo reconhecendo que ainda existe um caminho a percorrer, esta equipa de cientistas acredita que esta descoberta vai desbravar novo território no caminho para o melhor tratamento, ou talvez da cura, de alergias alimentares.

Pode ler mais sobre esta notícia aqui, aqui e aqui. (Em inglês).

 

 

 

comments powered by Disqus

Destaques

Pesquisa

Redes Sociais

LinkedIn Pinterest

Siga a Alimenta no Facebook