Novo estudo procura suprimir de forma segura as alergias alimentares em humanos

Segunda-feira 15th, Setembro 2014 / 12:03
Novo estudo procura suprimir de forma segura as alergias alimentares em humanos

A associação norte americana Food Allergy Research & Education vai financiar um projecto de investigação da Universidade de Cicinnati que tem como objectivo testar se a supressão das alergias pela dessensibilização rápida, uma terapia que resultou quando aplicada a ratos de laboratório, pode ser igualmente eficaz quando aplicada a humanos.

Esta terapia consiste na criação de anticorpos monoclonais em laboratório que desactivam a Imunoglobulina E, um anticorpo responsável pelas reacções alérgicas. Tendo sido bem sucedida quando aplicada a ratos, esta terapia vai ser agora testada em células humanas, numa pesquisa que durará alguns anos.

O objectivo final desta pesquisa não será uma cura para as alergias alimentares, mas sim a criação de uma injecção capaz de dessensibilizar os pacientes em relação a alergénicos alimentares num curto espaço de tempo, possivelmente em 24 horas. E como esta terapia se centra nas células que produzem a reacção alérgica, esta poderá ser aplicada independentemente da alergia alimentar que o paciente sofra e mesmo que sofra de múltiplas alergias.

Pode ler mais sobre esta notícia (em inglês) aqui e aqui.

comments powered by Disqus

Destaques

Pesquisa

Redes Sociais

LinkedIn Pinterest

Siga a Alimenta no Facebook