Processo de torragem do amendoim pode provocar reacção alérgica

Quarta-feira 24th, Setembro 2014 / 10:42
Processo de torragem do amendoim pode provocar reacção alérgica

Um novo estudo da Universidade de Oxford descobriu que os amendoins torrados têm uma maior probabilidade de provocar reacções alérgicas quando comparados com os amendoins crus. Esta diferença deve-se a alterações químicas provocadas pelas altas temperaturas durante o processo de torragem. E a pesquisa sugere que o sistema imunitário humano é bastante sensível a estas alterações.

Esta descoberta pode explicar a discrepância significativa que existe na percentagem de pessoas que sofre de alergia ao amendoim no Ocidente e na Ásia Oriental, com número mais elevado na primeira região. Assim, esta diferença pode ser explicada pelo menor consumo de amendoins torrados na Ásia.

Este é um passo importante para a compreensão do processo que está por detrás da reacção alérgica ao amendoim. E pode significar, no futuro, a criação de métodos alternativos que permitam à indústria alimentar evitar as alterações químicas provocadas pela torragem. Mas os cientistas alertam que esta investigação está no início e que as reacções alérgicas são determinadas por vários factores, ambientais e genéticos.

Pode ler mais sobre esta notícia (em inglês) aqui e aqui.

 

 

 

comments powered by Disqus

Destaques

Pesquisa

Redes Sociais

LinkedIn Pinterest

Siga a Alimenta no Facebook